A Tartaruga fala ao Inverno -- texto seguido por uma Reclamação do Cágado

Senhor Inverno, é tremendo,
estou realmente perdendo
os papos e a barbela,
as rugas e as verrugas,
eu que já fui a mais bela
de todas as tartarugas!
E porquê?
Por causa do nevoeiro,
que me deixa a pele macia,
sem escamas nem cieiro!
Por favor, Senhor Inverno,
mande embora o nevoeiro,
traga frio e ventania,
que eu volte a ter rugas rijas
como já tive algum dia!

Reclamação do Cágado 

Esta agora, que faz aqui o meu retrato a ilustrar um texto sobre uma tartaruga?...

Eu não sou nenhuma tartaruga, eu sou um cágado!

Reparem bem: carapaça achatada e pescoço espreitador

para melhor me desenvencilhar em todo o lado, na água doce e na terra.

Eu cá, se o nevoeiro me incomodasse muito, hibernava, 

ficava o assunto arrumado até à primavera.

Uma tartaruga nunca seria capaz de tal despacho. 

Somos a glória de Portugal, nós os cágados!