A velhinha, o lobo e a cabaça (Continuação das aventuras da Formiga Rabiga, da Cabra Cabrês e do Detective Carraça)

Na serra do Gerês a Cabra Cabrês tornou a oferecer um dos seus livros velhos ao detective Carraça, que a tinha vindo visitar:
-- Leia, leia, é uma história romântica, mete um casamento e tudo!
O Detective Carraça pôs-se a farejar a capa lambuzada de terra:
-- "A velhinha, o lobo e a cabaça"?... Espero que seja uma história verdadeira, senhora engenheira. Porque a mim só a verdade é que me interessa! Essa é que é essa.
-- Tem alguma coisa contra as histórias românticas?
-- Não, senhora engenheira. Muito agradecido a Vossa Excelência.
Para ter paz e sossego, o detective Carraça foi-se pôr a um canto a ler:
A VELHINHA, O LOBO E A CABAÇA
Ia uma velhinha ao casamento da filha quando a meio da montanha há um lobo que a apanha.
 -- Ó senhor Lobo, não me morda! Deixe-me ir ao casamento da minha filhinha que eu depois volto mais gorda!  
“Esta sujeita se calhar tem razão...”, pensou o lambão do lobo.
-- Podes seguir e não te esqueças de comer muito! 
-- Não, senhor Lobo Mau, não me esqueço... (Ai a minha vida... Ai...ai...ai...) 
-- Ainda estás aí?...-- ralhou-lhe o Lobo. -- Anda, vá, vai! Cá te espero no regresso!
Na festa do casamento, a velhinha comeu, bebeu, dançou, ficou cheia de coragem. Meteu-se numa cabaça e pediu à filha que a rolasse pela encosta, para a viagem ser mais rápida. 
O lobo, que estava à espera, atravessou-se no caminho: 
-- Ouve lá, ó bicho de pau, viste lá em cima uma velha? 
-- Não vi velha nem velhão! Corre, corre, cabacinha! Corre, corre, cabação!

-- Ah-ah! -- gritou o detective Carraça. Acabara de ter uma revelação: aquela história, como tantas outras,  estava mal contada. Despediu-se da Cabra Cabrês e pôs-se imediatamente a caminho, decidido a encontrar-se com a Formiga Rabiga.
Quando a viu, alçou as mãos aos pares, cheio de entusiasmo:
-- Super-Formiga Rabiga, Excelência, queira perdoar a impertinência, chego agora mesmo do Gerês para lhe pedir um esclarecimento sobre a história da cabacinha e do cabação. É que não me cabe aqui na cabecinha que caiba numa cabaça uma velhinha, mesmo pequenininha. Terá tido V. Ex.ª alguma influência neste caso? Terá V. Ex.ª por acaso dado uma ferroada na velhinha para ela encolher e poder caber na cabaça?...
-- Por acaso dei. Mas quando a cabaça parou...
--- ... Já sei. A velhinha voltou ao tamanho normal! (Que lindo final, até estou engasgado). Meninas e meninos que me escutais, sabei que é assim que se investiga: com persistência e firmeza! Desvendada mais uma proeza da Formiga Rabiga e explicada a trapaça da cabaça por mim, detective Carraça que as mentiras estralhaça!

https://violetaemvozalta.blogspot.com/2021/07/a-verdadeira-vida-da-formiga-rabiga-8.html